quinta-feira, 1 de dezembro de 2011


A GLORIOSA ORAÇÃO DO PAI NOSSO
(Mateus: 6: 9- 13)


“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. (Mt: 6: 9- 13).

PORTANTO VÓS ORAREIS ASSIM.
Nesta oração Cristo deixa claro como devemos nos dirigir a Deus. Esta oração contem seis petições; três se referindo a Deus e sua vontade; e três se referindo a nós e nossas necessidades. O fato de Cristo ensinar essa oração aos discípulos não significa que devemos repetir tão somente essas mesmas palavras que ele proferiu, mas que devemos ser sábios em nossas petições e orações, ao contrario dos religiosos de sua época (Lc: 18: 9- 14). Esta oração também é breve, mas não significa que devemos orar pouco, pois Cristo é exemplo de quem passava noites inteiras orando. Alem do mais essa oração ensinada por Cristo Jesus nos ensina algumas verdades fundamentais do reino de Deus.
SETE VERDADES SOBRE A ORAÇÃO DO PAI NOSSO

PRIMEIRA VERDADE
Nossa identidade paternal. Todo cristão tem uma identidade paternal. Nós somos filhos de Deus; a expressão “pai nosso que estás nos céus” revela a nossa identidade de filhos Deus. Somo filhos de Deus por adoção. Antes éramos filhos da ira, mas mediante a morte e ressurreição de Cristo alcançamos a graça de sermos feitos filhos de Deus por adoção. Deus não é um pai terreno, mas um pai celestial, ele tem toda autonomia sobre nós que somos seus filhos, as benção dele em nossas vidas são condicionais; para sermos abençoados devemos obedecer e praticar a sua palavra.

SEGUNDA VERDADE
Deus é o centro da nossa adoração. “Santificado seja o teu nome”.Isso fala da adoração que devemos entregar a Deus; nossa adoração deve ser Teocêntrica e não antropocêntrica; Deus é quem deve ser adorado e não o homem! Deus é soberano e  não existe outro nome mais precioso que o nome do nosso Deus; ele deve ser ovacionado por nós que somos povo seu. O salmista canta ao Senhor dizendo: “Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!” (Sl: 8: 9). Nossa adoração deve ter como centro o Deus todo poderoso, pois o salmista diz: “Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.” (Sl: 100: 3).

TERCEIRA VERDADE
A prioridade de Deus. Deus tem uma prioridade. A prioridade de Deus é mostrada nessas expressões “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”. A igreja deve orar pela expansão do Reino de Deus na terra; É dever de cada cristão levar o reino de Deus aos corações das pessoas. Cristo antes de subir aos céus nos deu a ordem de pregarmos a sua palavra em todos os lugares começando por Jerusalém; essa foi uma das razões pela qual ele nos deu seu Espirito, para sermos suas testemunhas aqui na terra. (At: 1: 8).

QUARTA VERDADE
A provisão de Deus. “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”. Cristo nos ensina aqui, que Deus nos dará o suficiente para vivermos! O Deus que servimos prover o necessário para nossa existencia. Ele não quer que estejamos preocupados com o que haveremos de vestir, comer e beber, pois quem anda preocupado com todas essas coisas sãos os gentios. Mas nós que temos Deus por pai, devemos ter paz em nós mesmos, pois ele é fiel pra providenciar tudo aquilo que necessitamos para nossa sobrevivencia aqui na terra. Deus não nos prometeu riquezas, e sim o necessario e o suficiente para vivermos. Quando o povo de Israel saiu do Egito todas as manhãs eles buscavam o maná, mas eles buscavam somente o suficiente para aquele dia, pois o Deus que eles serviam sabia de todas as necessidades daquele povo, e tinha poder o bastante para sutenta-los naquele deserto desabitado. Assim também na oração do pai nosso Cristo nos ensina a pedirmos o “pão de cada dia”, ou seja o que necessitamos cotidianamente. Não precisamos ficar preocupados com coisas fúteis, mas devemos buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça e as coisas que necessitamos no dia a dia Deus nos acrescentará . Cristo Jesus diz em seu sermão:Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt: 6: 33-). Observe bem que Cristo não está dizendo que nos dará tudo, mas sim o suficiente; e esse suficiente não deve ser razão de preocupação pra nos outros, pois ele sabe muito bem do que necessitamos antes mesmo de pedirmos, mas o que devemos fazer antes de tudo é buscar o reino de Deus e estas coisas ele nos acresecentará. Observe que Paulo diz em Romanos cap. 14v 17: Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”, ou seja o reino de Deus é espiritual; portanto quando Cristo afirma:Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” é o mesmo que dizer: buscai primeiros as coisas espirituais e estas coisas (coisas necessárias, como: comida, bebida e vestimentas...etc.) serão acrescentadas em nossas vidas!

QUINTA VERDADE
O caminho do perdão é saber perdoar os outros. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”. Como receberemos o perdão de Deus se não perdoamos o nosso próximo? Mas o que é perdoar? Segundo o dicionário Aurélio perdoar significa: “Remissão de uma falta ou ofensa”. Também podemos dizer que perdoar é oferecer amor quando não há razão para amar. Nesse texto Jesus Cristo deixa claro que o caminho para o perdão é sabermos perdoar aqueles que estão em falta conosco. Só receberemos perdão de Deus quando aprendermos a perdoar nosso próximo. Foi Jesus Cristo quem disse: “Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas” (Mt: 6: 15).

SEXTA VERDADE
Deus, o nosso salvador e protetor. E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal”. Deus sempre tem o melhor para nossas vidas; a interpretação ideal para essa expressão de Jesus seria: “e nãos nos deixe cair em tentação”; porque Deus não tenta ninguém. Como disse nosso irmão Tiago: “meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações e bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam” (Tg 1:12). A palavra “tentação” pode ser entendida também no sentido de provação; Deus ele nós prova, entretanto essa provação é conforme as nossas forças. Paulo disse aos irmãos de Corinto: “não vos sobreveio tentação (provação) que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados (provados) além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (1Co 10:13). Deus nãos nos tenta no sentido de nos levar ao mal; pelo contrario ele nos tenta no sentido nos provar; porque depois de aprovados seremos por ele glorificados (Tg: 1: 12).
 Em contrapartida, Deus está sempre nos livrando do mal. O salmista diz:Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porquanto fizeste do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação, nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.” (Sl 91:7-11).


SÉTIMA VERDADE
A soberania de Deus. “porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.” 
Muitos buscam poder, honra e glória; por toda a história encontramos exemplos de homens que construíram reinos para si e buscaram honra, glória e poder; eles se faziam a si mesmos deuses, procuravam ser adorados como deuses, entretanto Cristo deixa claro que essas três propriedades pertencem única e exclusivamente ao nosso Deus Todo- Poderoso. A oração do Pai nosso termina mostrando o quanto Deus é soberano; em Apocalipse lemos: “E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.”(Ap 5:13). 
Por mais que os homens não reconheçam a soberania de Deus chegará um dia onde todos se dobrarão perante ele e o confessarão como Rei dos reis Senhor de todos os senhores:
“Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.” (Is: 45: 23); "Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.” (Rm: 14:11); “Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra.” (Fp: 2: 10).
Amém 


Washington Araújo 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário