terça-feira, 13 de agosto de 2013

Pragmatismo- Um mal que assola nossas Igrejas.

Mas o que é pragmatismo? pragmatismo é uma doutrina filosófica que adota como critério da verdade a utilidade prática. Essa doutrina é muito parecida com o utilitarismo que afirma que tudo que é útil é bom e aceitável.
Para um pragmatista, os fins justificam os meios. Ou seja, se determinada prática está trazendo um ótimo resultado, então, tal prática é válida.


John MacArthur diz: "Pragmatismo é a noção de que o significado ou valor é determinado pelas consequências práticas. É muito similar ao utilitarismo, a crença de que a utilidade estabelece o padrão para aquilo que é bom. Para um pragmatista/utilitarista, se uma determinada técnica ou um curso de ação resulta no efeito desejado, a utilização de tal recurso é válida. Se parece não produzir resultados, então não tem valor".
 
John MacArthur fala sobre o mal que o pragmatismo traz para o rebanho de Cristo, e a tendencia de muitos líderes assimilarem tal filosofia: 
"Alguns líderes eclesiásticos aparentemente pensam que as quatro prioridades da igreja apresentadas no livro de Atos- a doutrina dos apóstolos, a comunhão, o partir do pão, e as orações (At 2. 42)- constituem uma agenda deficiente para a igreja de nossos dias. Eles estão consentindo que a dramatização, a música, a recreação, o entretenimento, os programas de auto-ajuda e iniciativas semelhantes eclipsem o culto e a comunhão dominical tradicional. Aliás tudo na igreja contemporânea parece estar na moda, exceto a pregação bíblica. O novo pragmatismo encara a pregação (particularmente a pregação expositiva) como antiquada. Proclamar de modo claro e simples a verdade da Palavra de Deus é visto como ingênuo, ofensivo e ineficaz. Dizem-nos que obteremos melhores resultados se, primeiramente entretivermos as pessoas ou lhes ministrarmos "psicologia popular", cortejando-as assim para que "façam parte de nosso grupo" E, uma vez que se sintam bem, estarão dispostas a receberem a verdade bíblica em doses homeopáticas e diluídas. Há líderes se voltando para livros de marketing em busca de técnicas que ajudem no crescimento da igreja. Muitos seminários abandonaram sua ênfase básica de treinamento pastoral alicerçado em currículo bíblico-teológico, trocando-o por um treinamento alicerçado em técnicas de aconselhamento e em teorias de crescimento da igreja. Todas essas tendências apontam para o crescente comprometimento da igreja com o pragmatismo".

Há cem anos a igreja viu o liberalismo teológico trazer sérios problemas para cristianismo protestante. Hoje, porém, é o pragmatismo que está se infiltrando nas igrejas e causando estragos.

É lamentável. O que nos resta é orar para que Deus tenha misericórdia de nós. (Hc 3. 2).




Fonte: Todas as citações de John MacArthur foram extraídas do livro "Com vergonha do Evangelho"

Nenhum comentário:

Postar um comentário