terça-feira, 22 de janeiro de 2013

LOUVAI AO SENHOR (Salmo 100)





I) O que é louvar

No sentindo bíblico louvar é render ações de graças a Deus, adorar, agradecer, exaltar, bendizer, elogiar, enaltecer entre outras definições. O louvor é uma expressão de agradecimentos, honra e adoração a Deus não só pelo que ele fez, mas porque Ele é merecedor de toda honra e gloria para todo sempre. O louvor verdadeiro de um cristão deve se compatibilizar com as suas ações, ou seja, não devemos louvar a Deus apenas de palavras, mas também com obras e atitudes. (Mateus 15: 8). O louvor, oração e consagração devem andar juntos em nossas vidas (Rm: 12: 1, 2). Essa é a razão primordial pela qual o Salmista deseja estar na casa do Senhor: “pra aprender no seu santo templo e contemplar a formosura do Senhor” (Sl: 27: 3).

II) Como louvar
Com entendimento
“Pois Deus é o Rei de toda a terra, cantai louvores com inteligência”. (Sl: 47: 7)
Com reverencia
“Exaltai ao SENHOR nosso Deus, e prostrai-vos diante do escabelo de seus pés, pois é santo”. (Sl: 99: 5) ver também (Sl: 99: 5; Is: 6: 2, 3; Ap: 4: 10, 11)
Com júbilo de alegria
 “Celebrai com júbilo a Deus, todas as terras” (Sl: 66: 1). Jubilar significa manifestar uma alegria viva e intensa, grande alegria, contentamento, entre outros significados.
Com novidade de vida 
“Cantarei uma nova canção a ti, ó Deus; tocarei para ti a lira de dez cordas”. (Sl: 144: 9). Que a nossa vida seja em novidade de Espírito em louvor a Deus (Rm: 6: 4b).
Com todo o coração 
“Eu te louvarei, SENHOR, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas” (Sl: 9:1) “Louvai ao SENHOR. Louvarei ao SENHOR de todo o meu coração, na assembleia dos justos e na congregação” (Sl: 111: 1). Louvar a Deus de todo coração significa entregar a Ele um louvor perfeito, sem limites, restrição e sem reservas.
Com cânticos espirituais
“Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração” (Ef: 5: 19). Acima de tudo nosso louvor a Deus deve ser espiritual, teocêntrico, onde Deus e louvado e não o homem.
III) Porque louvar
Porque ele é digno de toda honra e gloria para todo sempre.
Não há deus como o nosso Deus. O Deus a quem servimos é poderoso na batalha, forte na guerra, o grande arquiteto do universo e criador de todas as coisas, Ele, somente Ele é digno de todo louvor, honra e gloria para todo sempre (Sl: 24, 46, ; Mt: 6: 13b; Ap: 4: 10, 11).
Pelos seus atos poderosos de bondade e misericórdia para conosco, nos trazendo salvação e redenção e pela sua providencia tanto espiritual como fisico.
O salmo 103 revela com clareza todas as ações benéficas de Deus em favor do seu povo: *O cuidado de Deus para conosco é espiritual: “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades, Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia”. (Sl: 103: 2- 4) So há salvação no Senhor (Jn: 2: 9), e o louvamos pela tão grande salvação que Ele trouxe a nós segunda a manifestação da sua graça; * cuidado material e físico: “Ele rega os montes desde as suas câmaras; a terra farta-se do fruto das suas obras. Faz crescer a erva para o gado, e a verdura para o serviço do homem, para fazer sair da terra o pão, e o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração do homem” (Sl: 104: 13- 15). Ver também (Sl: 91, 103, 107).
E finalmente louvemos a Deus porque Ele habita no meio dos louvores.
Deus se agrada do verdadeiro e perfeito louvor que brota de um coração preparado (Sl: 57: 7, 108: 1), eis a razão pela qual o salmista louva o seu santo e poderoso nome: “Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel” (Sl: 22: 3).

Conclusão: Que nossa vida possa estar sempre diante de Deus como uma real e genuína expressão de louvor a Ele. (Romanos 12: 1, 2).


Em Cristo,
Washington Araujo













Nenhum comentário:

Postar um comentário