quarta-feira, 24 de abril de 2013

A polêmica bíblia Freestyle

Dias atrás li um artigo em um blog cristão sobre a mais nova bíblia que está surgindo no contexto cristão atual, a bíblia freestyle (veja o site) que em português significa “estilo livre”. Essa bíblia é um projeto do Pr. Oriovaldo Jr da igreja Manifesto de Uberlândia (MG). O pastor Oriovaldo Jr começou escrever por hobby, todavia percebeu que de alguma forma poderia ajudar certos grupos sociais com uma bíblia de linguagem bem contemporânea. Depois que li alguns capítulos da bíblia percebi que ela na verdade não era uma tradução e sim uma paráfrase das versões bíblicas tradicionais. Percebi também que a linguagem utilizada pelo autor é muito fútil e vulgariza totalmente a mensagem bíblica. Diante dessas aberrações e futilidades contidas na bíblia freestyle resolvi escrever esse artigo mostrando aos queridos leitores algumas grosseiras expressões dessa suposta versão bíblica.

Vejamos algumas aberrações da bíblia freestyle:

1) Resposta de Cristo ao ser interrogado pelos saduceus sobre a ressureição:“E o questionavam sobre a questão da ressurreição, pois diziam que isso não existia. Pois como poderia uma mulher que se casou com vários homens ser casada com algum deles depois que ressuscitarem no último dia? E Jesus respondeu: “Vocês tão forçando a amizade pra ver se eu concordo com a putaria né? Pois o erro de vocês é não conhecer nem a Bíblia e nem o poder de Deus”. Marcos 12.
Observe que ele usa a palavra putaria.
2) Sobre o perdão dos pecados do paralitico de cafarnaum:
“Os bunda-moles dos crentes que ali estavam já começaram a perturbar questionando que só Deus é que pode perdoar as dívidas dos homens”. Marcos 2
Chamando os fariseus de bunda- mole.
3) Outras expressões inconvenientes da bíblia freestyle:
Merda, pé no saco, putz, e ficou puto, Jesus o cara, cheiro de chifre, sacanagem, porcaria; trocam expressões sal da terra, por vodka e caipirinha.
Queria saber como eles vão parafrasear os versículos citados abaixo:
“Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem”. (Efésios 4.29)

“Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças”. (Efésios 5.4)


“Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar”. (Colossenses 3.8)



A bíblia freeestyle não está apenas contextualizando a palavra de Deus pra algumas classes sociais, ela vai além, pois banaliza a palavra de Deus. Só não entendo como alguns cristãos ainda defendem essa ideia.

Diante de tudo isso faço as minhas palavras a do Pr. Renato Vargens: “... os autores erraram e erraram feio.”

Graça e Paz

Washington Araujo






















Nenhum comentário:

Postar um comentário