terça-feira, 11 de outubro de 2011

ARMAGEDOM - A GRANDE BATALHA.




A SEGUNDA VINDA DE CRISTO CULMINARÁ NO ARMAGEDOM.
A segunda vinda de Cristo resultará no “armagedom”. Para alguns hermeneutas o armagedom na verdade não será uma “simples batalha” entre Cristo e as forças do mal, mas sim uma verdadeira campanha militar das forças do anticristo contra Israel; tudo começa com o derramar da sexta taça da ira de Deus: “E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do oriente. E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.” (Ap: 16: 12- 14). Observe o que diz a ultima parte do versículo quatorze: “para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.” Esse grande dia que o versículo faz referencia é o dia da grande batalha do armagedom (cf. Ap: 16: 16).                        
I- DEFINIÇÃO DE ARMAGEDOM.
A palavra armagedon provem do hebraico Har- Magedom e se refere ao monte megido que fica próximo ao vale de Esdraelom. De acordo com a bíblia esse local foi palco de sangrentas batalhas; foi exatamente ali que o rei Josias foi morto por Faraó Neco (II Rs: 23: 29, 30). Apesar de “Har- Magedom” se referir ao monte megido e ficar próximo ao vale de Esdraelom, o mesmo pode ser mais bem interpretado como uma grande planície aonde os exércitos aliados ao anticristo irá se congregar para a grande batalha naquele dia do Deus todo poderoso (Ap: 16: 16).   
    
II- A GRANDE BATALHA.
No sentido profético o termo armagedom é usado para se referir a grande batalha que se dará entre Cristo e as forças do anticristo; o Dr. Thomas Ice afirma: “O armagedom não é algo pelo que qualquer pessoa devesse ansiar com alegria, pois trará morte e destruição a muitos. E, contudo um futuro enfrentamento militar real que nenhuma negociação poderá evitar”. Neste dia todos os exércitos aliados ao anticristo estarão reunidos para batalhar contra Israel , mas o Senhor entrará em batalha pelo seu povo: “E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém” (Zc: 12: 9). Os versículos seguintes desse mesmo capítulo vaticinam que Deus derramará do seu espírito de graça e súplicas sobre os habitantes de Jerusalém e olharão para Cristo a quem traspassaram  (Zc: 12: 10). Neste tempo Israel reconhecerá a Cristo como Messias: “e olharam para mim a quem traspassaram”. Então cumprir-se-á as profecias concernente a salvação dos judeus conforme profetiza Isaías: “Porque ainda que o teu povo, ó Israel, seja como a areia do mar, só um remanescente dele se converterá (Is: 10: 22). Para maior compreensão desta grande batalha leia com atenção (Ap: 19: 11- 21).          
                                                                                                
III- PROPOSITO DO ARMAGEDOM. 
O Dr. Thomas Ice fala-nos acerca dos dois propósitos do armagedom. Vejamos:
1) O propósito humano A louca perpesctiva humana que leva ao embate final em Jerusalém parece ser motivada pelo esforço dessas pessoas em solucionar o que acreditam ser a fonte dos problemas do mundo: os judeus. Ao acompanharmos os fatos que levam ao armagedom, observa-se que a perseguição a Israel começa no meio da grande tribulação e vai progredindo até culminar com a reunião de exércitos do anticristo em Israel. 2)  O propósito Divino. Nosso soberano Senhor, segundo sua providencia, supervisiona toda a história. Logo, toda a história resulta do decreto do Deus trino. Nada acontece que sem ele não tenha efetivamente planejado. Ao longo de todo o tempo, normalmente sem que a humanidade tenha ciência, há uma batalha entre Deus e Satanás, entre o bem e o mal. A guerra do armagedom é o clímax de toda essa serie de eventos que culminam neste ato final. De acordo com o propósito Divino, será no armagedom que Deus julgará seus inimigos. Tanto a oposição do homem com a de Satanás estarão concentradas em Israel, a nação eleita de Deus, e Deus os trará aquele local a fim de desbaratar seus planos insensatos e suas rebeliões.   
                                                       
IV- A VITÓRIA DE CRISTO
Essa será a ultima insurreição do anticristo a Deus. Suas forças não prevalecerão contra o poder de nosso Soberano Senhor.
“E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus;Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército.E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.” (Ap: 19: 11- 21).
Washington Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário