terça-feira, 11 de outubro de 2011


QUEM É A BABILÔNIA DO APOCALIPSE?

EM APOCALIPSE CAP. 17 v 5 LEMOS:
"E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra."
Mas quem é de fato a grande babilônia, chamada de "a mãe das prostituiçõese abominações da terra?

I- ALGUMAS TEORIAS CONCERNENTE SUA IDENTIDADE.
Existem muitas teorias sobre a verdadeira identidade da “grande Babilônia” descrita no livro de apocalipse. Alguns comentaristas a identificam como a cidade de Jerusalém, outros acham o termo babilônia é simbólico e metafórico, usado pra se referir ao sistema mundial corrupto cujo deus é satanás; existem também aqueles que acreditam que o termo babilônia refere-se literalmente a antiga cidade dos caldeus que será reconstruída as margens do rio Eufrates no então moderno Iraque.

II- ECONTRANDO A VERDADEIRA IDENTIDADE DA MISTERIOSA BABILONIA.
Para encontrarmos a verdadeira identidade da babilônia apocalíptica usaremos alguns critérios interpretativos.

1) Precisamos entender que ela é uma cidade e está edificada sobre sete montes.
Partindo dessa premissa podemos afiançar que nenhuma outra cidade se orgulha de está edificada sobre sete montes a não ser a cidade de Roma. Esses montes são conhecidos como:Quirinal, Viminal, Esquilino, Caélio, Aventino, Palatino e o famoso Capitolino.

2) Está embriagada com o sangue dos santos servos de Deus.
Alguns comentaristas acreditam que este titulo é cabível a Jerusalém. Mas é Roma quem fica em destaque, pois foram muitas anos de perseguição ao cristianismo. Tudo começou oficialmente com o truculento imperador Nero, em 67 d. C, e terminou mais tarde com Diocleciano em 303 d.C. 
O Dr. Arno Froese afirma: “a perseguição aos cristãos tornou-se um esporte, enormes multidões aplaudiam à medida que os leões dilaceravam os cristãos”. Isso sem falar dos tribunais da inquisição onde por ordem da igreja romana milhares de cristãos foram martirizados por não se submeterem a falsa doutrina da apóstata igreja romana.

3) Está assentada sobre muitas águas, e com ela se prostituiram os reis da terra.
O estado do vaticano foi criado em 1929, é o menor estado independente do mundo, encravado na capital de Itália, Roma. Deve a sua existência ao fato de ser a sede da Igreja Católica Romana. A expressão bíblica “está assentada sobre muitas águas”, é uma referencia ao poder e a influencia religiosa que Roma exerce sobre os povos e nações.

III- ROMA E SEU PAPADO SE ENQUADRAM COMO A VERDADEIRA BABILONIA DO APOCALIPSE
Toda as referencias citadas acima enquadram a cidade de Roma e seu papado como a verdadeira babilônia descrita no livro do apocalipse. Pois é ela quem está edificada sobre os sete montes, foi Roma quem derramou o sangue dos inocente servos do altíssimo, e é Roma também quem exerce uma grande influencia sobre os reis e nações da terra, de maneira que a bíblia enfatiza que nos últimos dias ela será destruída e os reis lamentarão com grande pranto a sua queda:
"E os reis da terra, que se prostituíram com ela, e viveram em delícias, a chorarão, e sobre ela prantearão, quando virem a fumaça do seu incêndio;
Estando de longe pelo temor do seu tormento, dizendo: Ai! ai daquela grande babilônia, aquela forte cidade! pois numa hora veio o seu juízo.
E sobre ela choram e lamentam os mercadores da terra; porque ninguém mais compra as suas mercadorias:Mercadorias de ouro, e de prata, e de pedras preciosas, e de pérolas, e de linho fino, e de púrpura, e de seda, e de escarlata; e toda a madeira odorífera, e todo o vaso de marfim, e todo o vaso de madeira preciosíssima, de bronze e de ferro, e de mármore;
E canela, e perfume, e mirra, e incenso, e vinho, e azeite, e flor de farinha, e trigo, e gado, e ovelhas; e cavalos, e carros, e corpos e almas de homens.
E o fruto do desejo da tua alma foi-se de ti; e todas as coisas gostosas e excelentes se foram de ti, e não mais as acharás.
Os mercadores destas coisas, que com elas se enriqueceram, estarão de longe, pelo temor do seu tormento, chorando e lamentando,
E dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! que estava vestida de linho fino, de púrpura, de escarlata; e adornada com ouro e pedras preciosas e pérolas! porque numa hora foram assoladas tantas riquezas.
E todo o piloto, e todo o que navega em naus, e todo o marinheiro, e todos os que negociam no mar se puseram de longe;
E, vendo a fumaça do seu incêndio, clamaram, dizendo: Que cidade é semelhante a esta grande cidade?
E lançaram pó sobre as suas cabeças, e clamaram, chorando, e lamentando, e dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! na qual todos os que tinham naus no mar se enriqueceram em razão da sua opulência; porque numa hora foi assolada". (Ap: 17: 9- 19)



Washington Araujo


Referencias bibliograficas: Como a democracia elegerá o anticristo. Arno Froese

Nenhum comentário:

Postar um comentário