terça-feira, 11 de outubro de 2011


A GERAÇÃO VERÁ A SEGUNDA VINDA DE CRISTO.
 

No evangelho de Mateus capítulo 24 e versículos 29 a 34 lemos: 
“E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.”  (Mt: 24: 29- 34).


Observe que nestes versículos Cristo fala sobre duas coisas:
 Em primeiro lugar Ele fala sobre a grande tribulação, pois a expressão do versículo 29 “E, logo depois da aflição daqueles dias...” é uma referencia a grande tribulação (cf. Mt: 24: 21, 22; Mc: 13: 19Lc: 21: 25, 26). Em segundo lugar Cristo faz referencia também a sua manifestação gloriosa que se dará no fim do período tribulacional, pois o versículo 30 diz: “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória”  (cf. Mt: 24: 30,31;Mc: 13: 26,27Lc: 21: 27;Ap: 1: 7; 19: 11-16).  
Mas o que parece desconcertante é o que Ele afirma logo em seguida no versículo 34 do mesmo capítulo: “Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.”  Os incrédulos tomam parte exatamente desta referência pra sustentarem suas falácias concernente os supostos erros que afirmam eles ter a bíblia. Isso acontece não somente entre os incrédulos, mas na mente de muitos cristãos ao se depararem com esta referencia, surge a seguinte pergunta: “Mas afinal, a que geração Cristo estava se referindo?”


A verdade é que existem muitas suposições acerca de qual geração Cristo se referia.  Alguns sustentam a hipótese de que Cristo se referia a alguns dos discípulos que ainda estariam vivos quando Jerusalém fosse destruída em 70 d.C., entretanto quando analisamos esta passagem bíblica, percebemos que tal interpretação entra em discordância com o contexto da mensagem pregada por Cristo.
Então, qual seria o método mais correto para chegarmos a uma interpretação coerente acerca do que Cristo realmente estava dizendo? A resposta para essa pergunta é que para chegarmos ao significado real e interpretarmos essa profecia a luz da bíblia, temos que ter em mente as seguintes coisas:


1) A geração que Cristo se referia, não era a geração de sua época.
Ao analisarmos todo o contexto da passagem bíblica, percebemos que Cristo falava de acontecimentos futuros como: a grande tribulação (Mt: 24: 21,22,29), a perseguição do homem da iniquidade a Israel nesse mesmo período (Mt: 24: 15,22),  e também do seu retorno glorioso (Mt: 24; 30,31); portanto, se Cristo se referia a coisas futuras, logo a geração que Ele se refere não é a geração de seu tempo! e isso está em concordância com todo o contexto da passagem bíblica.                                                                                                       
2) O termo “geração” usado pelo evangelista Mateus, no grego é “Genea”.
O termo "genea" usado pelo evangelista Mateus pode significar “raça, família, tipo de povo e até mesmo época”; portanto Cristo estava se referido a raça dos Judeus, ao gênero dos judeus (cf. Rm: 11: 25, 26), ou seja, Cristo estava afirmando que a raça dos judeus não iria passar até ver todas essas coisas acontecerem. É importante observar também que no capitulo 23 do evangelho de Mateus Cristo prega um sermão falando sobre a visitação que Deus fizera a Israel e da rejeição que eles fizeram a Deus (Mt: 23: 34-39); essa rejeição por parte dos judeus a Deus acarretaram-lhe grandes sofrimentos e perseguições, e isso nós vemos acontecer através dos séculos; entretanto, a raça dos Judeus sempre sobreviveram a tais perseguições, e ainda sobreviverão as que vierem até que todas essas coisas profetizadas por Cristo aconteçam (Mt: 24: 34).           
Conclusão
Tendo em mente essas duas linhas de pensamentos, o que se conclui é que a geração a que Cristo se referiu, não era a geração de pessoas que nasceram em seu tempo e sim aos judeus como raça, que mesmo sendo duros ainda permaneceriam e veriam todas essas coisas acontecerem: “Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor” (Mt: 23: 39).
Portanto meus irmãos não existe nada de contraditório e de errado na profecia de Cristo; Ele ainda está por vir!



Ora vem Senhor Jesus! Amém!


Washington Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário